02/
Jan
Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais

Sabia que você pode contribuir com uma instituição social e mandar dinheiro, sem gastar um centavo? Nem todo mundo tem conhecimento, mas é possível fazer a doação descontando do Imposto de Renda.

 

A pessoa física que faz a declaração completa pode destinar até 6% do valor devido ou aumentar a restituição. Os fundos municipais e estaduais recebem o dinheiro e o contribuinte pode escolher qual instituição quer ajudar, desde que esteja cadastrada na Receita Federal.

 

Para poder fazer a dedução já na próxima declaração, a doação tem que ser feita este ano, ou seja, até esta quinta-feira (28) porque na sexta, os bancos não abrem. No site da Receita Federal tem um guia completo sobre como proceder.

 

Veja abaixo as orientações do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP):

 

Como deve ser feita a destinação até o fim de dezembro:
1.Realizar o depósito direto ou a transferência do valor na conta do Fundo.
2.Informar a destinação ao Fundo Municipal, Estadual ou Nacional  e solicitar o recibo da destinação realizada para, se necessário, posteriormente,  à Receita Federal;
3.Quando for preencher aa declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo, inserir o valor da destinação, o nome do fundo e o respectivo CNPJ no "Código 40 - Doações - Estatuto da Criança e do Adolescente", do item "Relação de Pagamentos e Doações Efetuados".

 

Passo a passo para fazer a destinação na hora de preencher a declaração:
1.No programa da Receita Federal, acesse a aba "Resumo da Declaração", selecione "Doações Diretamente na Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente" e clique em "Novo".
2.Clique na opção Estado e Município e faça sua escolha.
3.Verifique o "Valor Disponível para Destinação" e copie o número para o campo "Valor" acima. Clique em "Ok".
4. Após registrar a destinação, vá para a aba "Imprimir", selecione "Darf - Doações Diretamente na Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente". Clique duas vezes no item que aparecer na tela, imprima a Darf e efetue o pagamento até o prazo final.

 

Fonte: G1